terça-feira, 22 de março de 2011

A FÉ É CONFIRMADA COM ATITUDE.


Deus é Espírito, essa declaração vem do próprio senhor Jesus no evangelho de João 4:24. O homem tenta relacionar com Deus através de sua alma, eis ai a razão porque a verdadeira fé não é exercida. Na alma o homem exprime as suas emoções, porem as emoções são sentimentos que não tem nada a ver com a fé. As emoções passam, elas oscilam, busca sentir, uma pessoa emotiva no seu relacionamento com Deus, sempre irá fracassar, o que caracteriza a fé é atitude, as emoções não busca agir, e sim sentir. A bíblia relata a cura de uma mulher emorragica, havia doze anos que estava padecendo com essa enfermidade, estava desenganada pelos médicos, já tinha gastado todo o seu dinheiro, sem nenhum resultado. Quando ela ouviu falar de Jesus, ele tomou uma atitude de ir ao encontro do senhor para receber o seu milagre. A bíblia relata que Jesus estava cercado por uma grande multidão, essa mulher não usou de emoção para chegar até jesus, ela não tentou sencibilizar a multidão com sua enfermidade, para ser atendida pelo Senhor. A sua fé não tinha espaço para sentimentos, fé é visão, é revelação, dentro dessa mulher a fé acompanhada de atitude, fez com que ela enfrentasse a multidão. Veja que dentro dela nasceu uma visão de milagre :
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. Não existe nessa mulher espírito de alto piedade, não vejo incerteza, mas vejo determinação, vejo uma fé que quebra protocolo, que deixa teólogos sem explicação, isto porque, a fé não pode ser explicada dentro de uma faculdade teológica, e nem, compreendida por mentes que querem limitar o agir de Deus. Normalmente entende-se que Jesus imporia as mãos sobre ela, ou desse uma palavra para que ela fosse curada, porem sua fé ao tocar na orla da veste de Jesus, fez o milagre acontecer. A fé foi consumada através de atitudes, não de sentimentos ou emoções da alma. O próprio senhor Jesus como autor e consumador da fé, nos mostra que a fé para ser consumada precisa de atitudes extremas e sacrificial, veja o que diz : (filipenses 2: 6-11)
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. A verdadeira fé pode ser vista no que o senhor Jesus fez por toda a humanidade, Sem fé é impossível agradar a Deus.
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2).